sábado, 4 de dezembro de 2004

A SAUDADE...

A saudade... Saudade de quem o do que?... Sentir saudade em português... “ extrañar ” em castelhano...a gente sente saudade de momentos...de emoções...de vivencias... de gestos e atitudes do pai....da mãe...dos irmãos , dos amigos....do cachorro...de sabores de comidas...de lugares, de lugares que tem cores...cheiros...sons...temperatura...de tudo aquilo que significa prazer ... diversos tipos de afeto e prazer. Mas isso acontece quando essas sensações desaparecem por um tempo ou para sempre...sinto saudade dos que estão longe e dos que foram para não voltar...que amo e amarei sempre de muitas maneiras.Não sinto saudade das panquecas que minha avo fazia para mim quando criança...so pelo sabor...pelo cheiro...pela cor...ou só pela panqueca...sinto saudade do afeto que havia nesse momento entre ela , as panquecas e eu...da vivencia...do momento. A vida é feita de momentos sucessivos...de relações e afetos...que completam a alma de cada um... de modos diferentes...uma troca infinita de energias... em permanente movimento... Ate dormindo e sonhando recuperamos emoções que aliviam a saudade. É um sentimento que produz dor e nostalgia prazerosa...dor ...inicialmente quando sentimos a ausência do motivo e uma nostalgia prazerosa quando finalmente entendemos que se trata de emoções e vivencias que compõem nossa alma, que habitam em nosso interior e nos enriquecem. Hoje sinto saudade dos que estão longe... mas não se trata de distancia física e sim de distancia emocional...bastaria um simples gesto à distancia para aliviar essa nostalgia ou apenas tomar consciencia que tudo habita em mim...o contato físico é o completo mas não o imprescindível...é a relação...a emoção...que alegra o coração e completa a alma. O impalpável.Podes estar do meu lado e eu sentir saudades de ti...podes estar muito longe e eu te sentir em mim...

5 comentários:

Anônimo disse...

que lindo hugooo!!
saudades..já estou com saudades..do galpão..do pessoal...dos assessoramentos..das pizzas...e faz tão pouco tempo!!
beijoss...boas férias!!
suelen_
www.fotolog.net/suelenmt

Anônimo disse...

**14/31....saudade...convivemos com este sentimento sempre, e sem dúvida sinto saudade de todos os momentos bons que tive na vida e até dos ruíns que de alguma forma nos faz amadureçer.
Sinto saudade do meu passado e já sinto saudade do meu presente, do que é hoje, e saber que um dia por continuação natural da vida o hoje será o passado e o futuro será presente..........e eu...... continuarei sentido saudade!!!!!!
michelle_arq

Anônimo disse...

**hummmm, pensou que eu iria falar de saudade sem lembrar do meu mestre Hugo. Sim, sim é claro que sinto muita saudade de todos os assessoramentos, dos milhares de TCC que acompanhei junto contigo....e posso dizer que também evoluiste muito como professor.....
Posso me lembrar do primeiro dia que entrou na sala para dar sua primeira aula de projeto III, o primeiro assessoramento, os alllllfaces monstros, a maquete com sabonete ralado, você lembra???? (era toda branquinha e cheirosa).
E é claro que não poderia deixar de citar todos os cortes que fiz assessorando com você.......é é é garanto que destes você lembra pois FORAM TANTOS né!!!!!!!! ahahahaha.
Você será sempre uma saudade boa que vou querer levar comigo, e quando puder estarei aqui como estou agora um pouco mais perto desta pessoa iluminada.....
sua sempre aluna michelle_arq

Anônimo disse...

Saudade... hermosa palabra portuguesa que comprende una gran escala de sentimientos: tristeza por la ausencia de alguien, alegría al recordar buenos momentos, nostalgia por eso que ya no podemos volver a vivir, melancolía, deseo... Saudade, vínculo con nuestro pasado.
Hugo, tengo un lindo recuerdo de nuestras charlas. Un beso.
Una patagónica

Anônimo disse...

Oi Hugo! Simplesmente maravilhoso o teu post. Imagino que, para cada pessoa, esta leitura permitirá diversas interpretações. Ontem quase perdi uma pessoa muito querida e importante para mim que é o meu avô! Ele quase se foi para nunca mais voltar. Quando cheguei em casa, depois do susto, parei para refletir sobre meu dia. Percebi que estava admirando a força do amor que dá sentido à nossa vida. Todas as pessoas da minha família demonstraram, cada um do seu jeito e dentro de suas possibilidades, um amor imensurável. Hoje, lendo este post, imagino que um dia sentirei saudades dele assim como várias outras pessoas que transformaram momentos difíceis em momentos preciosos, com muito amor. Um abraço, Amanda.